30.10.09

Como funcionam os motores híbridos - Honda Insight

O Honda Insight é o primeiro automóvel híbrido a se tornar o modelo mais vendido no Japão.

Em abril foram vendidos 10.481 unidades, seguido pelo Honda Jazz, que é o nosso Fit e o Toyota Yaris em terceiro.

Lançado em 1999, o Honda Insight está na sua segunda geração. É esta geração, aliás, que chegou ao mercado em fevereiro passado, a responsável pelo sucesso de vendas, fazendo com que o carro caísse mesmo no gosto do consumidor japonês.

Ao preço de US$ 19.190 (cerca de R$ 42 mil), o Honda Insight segue a atual tendência da indústria automotiva mundial, de produzir veículos cada menos poluentes e que utilizam outras fontes de energia além do tradicional motor a combustão.

O híbrido da marca japonesa é equipado com um propulsor de 1.3 litro que desenvolve 88 cv de potência e também conta com um motor elétrico, capaz de produzir 14 cv.

Este motor elétrico, em conjunto com a unidade a gasolina, faz com que o Insight, de acordo com a Honda, possa rodar quase 22 km com um único litro de gasolina.

O principal destaque da unidade elétrica, porém, é que o conjunto de baterias, instaladas na parte traseira do piso do carro, trabalha também com uma Unidade Inteligente de Potência (IPU) compacta. Dessa forma, é capaz de recuperar a energia cinética das frenagens e das desacelerações para fornecer potência adicional para serem usadas, quando for necessário, nas acelerações. Em baixas velocidades ou quando está parado no sinal de trânsito e engarrafamentos, o Insight somente utiliza o propulsor elétrico.

O Insight também conta com um sistema adicional, batizado de Eco Assist — Assistência à Condução Ecológica.

Auxilia o condutor a economizar combustível do motor a combustão. Ao ser acionado no painel do carro, o sistema otimiza os controles da transmissão CVT e da unidade movida a gasolina. Mostrando em tempo real, a melhor maneira de conduzir o carro no velocímetro, a cor verde indica maior economia de combustível e a cor azul informa que está havendo gasto exagerado.

Fonte: Auto Motor Brasil

Carros - redução de emissão de poluentes em 2013

Conselho restringe níveis de poluição emitida por carros a partir de 2013



O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou uma resolução que restringe as emissões de poluentes por veículos leves (como carros de passeio, utilitários, picapes e furgões).

A partir de 2013, os veículos movidos a diesel terão que sair de fábrica respeitando os novos limites. No ano seguinte, será a vez dos movidos à gasolina.


A resolução coloca em vigor a sexta fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que, desde 1986, prevê a redução gradual da emissão de poluentes por automóveis no país.

Pela nova regra, os veículos leves de passageiros e os comerciais com menos de 1.700 quilos, por exemplo, não poderão emitir mais do que 1,3 grama de monóxido de carbono por quilômetro rodado. Os comerciais com mais de 1.700 quilos não poderão emitir mais do que dois gramas de monóxido de carbono por quilômetros rodado.

Segundo o gerente de qualidade do ar do Ministério do Meio Ambiente Rudolf Noronha, os limites são os mesmos que os fabricantes de automóveis têm que respeitar nos Estados Unidos, Europa e Ásia. “Agora eles terão que obedecer no Brasil aos mesmos limites que respeitam em seus países de origem”, afirma.

A decisão foi tomada após uma discussão feita na Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental do Conama, que conta com a participação de entidades ambientais, de governos municipais e estaduais, da Confederação Nacional da Indústria (que representa a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – a Anfavea), da Confederação Nacional do Transporte e do Ministério de Minas e Energia (que representa a Agência Nacional de Petróleo).

A assessoria de imprensa da Anfavea informou que a entidade participou da discussão sobre as novas normas e está de acordo com o que foi decidido.

Segundo o gerente do MMA, o programa deve continuar com novas restrições no futuro. “O Proconve não tem data para acabar. Um dia, vamos fazer uma resolução dizendo que os carros terão que funcionar a água ou a ar. O quanto puder apertar, nós vamos apertar”, afirma.

Fonte: g1.globo.com

Dica: Tanise Pozzobon - Minami Motors

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29.10.09

Estilo de Vida - O que é Simplicidade Voluntária?

A repostagem do Fantástico inicia com uma pergunta: Viver com menos pode tornar a gente mais feliz?

No vídeo você verá o exemplo de 3 pessoas que viviam em alto padrão e voluntariamente mudaram seu estilo de vida, pois não eram felizes.

Tinham dinheiro, bens, bons empregos, mas não tinham tempo para suas vidas.

Veja o que é SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA e se pergunte: será que eu conseguiria viver assim?



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