21.6.12

Quanto custa produzir um computador?


Para fabricar um computador e monitor, leva 530 quilos de combustíveis fósseis, 48 quilos de produtos químicos, e 1,5 toneladas de água, segundo o recente relatório da Electronics TakeBack Coalition.



A produção de aparelhos elétricos e eletrônicos é uma atividade de uso intensivo dos recursos naturais. O impacto ambiental devido à produção de produtos eléctricos e electrónicos ("bagagem ecológica") excede de longe à produção de outros materiais de uso doméstico.

Um estudo das Nações Unidas demonstrou que a fabricação de um computador e sua tela leva pelo menos 240 kg de combustíveis fósseis, 22 kg de produtos químicos e 1,5 toneladas de água - mais do que o peso de um rinoceronte ou um carro (Kühr e Williams, 2003).


Uso de Energia

  • 81% da energia consumida por um computador desktop em seu ciclo de vida, está em produzí-lo, não em usá-lo.


Os metais preciosos em celulares

  • Uma tonelada de celulares usados (6000) rende US $ 15.000 em metais preciosos.

"Uma tonelada de telefones celulares usados, por exemplo - ou cerca de 6.000 aparelhos (uma pequena fração da produção de hoje 1 bilhão anuais) - contém cerca de 3,5 quilos de prata, 340 gramas de ouro, 140 gramas de paládio e 130 kg de cobre.. A bateria por sua vez, contém mais 3,5 gramas de cobre. Valor combinado: mais de 15.000 dólares EUA a preços de hoje "


Reciclagem de metais a partir de lixo eletrônico utiliza uma fração da energia necessária para extrair da natureza esses metais

  • Reciclagem de alumínio economiza 90% da energia  usada em novas minas de alumínio


"Recuperar 10 kg de alumínio por meio de reciclagem, por exemplo, usa não mais do que 10% da energia necessária para a produção primária, evitando a criação de 13 kg de resíduo bauxita, 20 kg de CO2, e 0,11 quilogramas de emissões de dióxido de enxofre, e evita outras emissões e impactos. "


Empregos e Reúso

  • Reutilização cria mais empregos

Comparada com a eliminação, a reutilização de computadores cria 296 postos de trabalho a cada 10.000 toneladas de materiais descartados por ano.

Fonte: Electronics TakeBack Coalition 





Saiba mais:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP