3.9.09

Florianópolis tem Casa Eficiente

Casa-eficiente modelo alia tecnologia e conforto ambiental.







Elaborada pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificação (Labeee) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Casa Eficiente é um modelo que melhor define tecnologia de ponta em eficiência energética e conforto ambiental para residências.

A casa, que está sendo construída em Florianópolis num terreno cedido pela Eletrobrás, terá uma área aproximada de 206 metros quadrados e foi projetada para uma família de 4 pessoas. Simulações computadorizadas já indicam que a redução de energia pode chegar a 48% para uma residência com este porte.

A integrante da equipe que supervisiona o projeto Juliana Batista, mestranda em Arquitetura e Urbanismo da UFSC, explica que o objetivo do trabalho é divulgar soluções inovadoras e eficientes no uso racional de energia, tanto para profissionais da área quanto arquitetos, engenheiros e, principalmente, para os consumidores.

“A importância do trabalho está no aspecto didático, já que novos conceitos e padrões serão disseminados, proporcionando o uso racional de energia e a conseqüente preservação dos recursos naturais”, diz Batista. E complementa: “Nós queremos evitar que exista desperdício na construção civil com a troca por equipamentos eficientes. É importante manter padrões nacionais de consumo nas edificações para economizar energia e evitar desperdícios dos recursos naturais, para depois não ter de procurar formas alternativas”.

Segundo ela, embora a casa abrigue uma série de tecnologias de ponta, não é uma residência artificial. A pesquisadora explica que boa parte do projeto foi feito com soluções arquitetônicas adequadas ao clima de Florianópolis. “É um projeto climático, todos os detalhes foram pensados visando o resultado”, disse.

Na casa, foram instalados painéis fotovoltaicos destinados à produção de energia e, além disso, terá um reaproveitamento da água e tecnologia para captação de chuva. A circulação de água aquecida em tubulação de cobre será responsável pelo aquecimento dos quartos. Para resfriá-los, serão instalados equipamentos que captam o ar noturno.

A residência também terá uma camada de terra com vegetação para diminuir o aquecimento interno.

A Casa Eficiente terá uma sala de jantar, uma de estar, cozinha, banheiro, uma área de serviço coberta, um quarto de solteiro, um de casal e um teto-jardim para visitação.

Vale a pena acessar o link abaixo e navegar nos vídeos da casa. Um Belo projeto!

Fonte: www.eletrosul.gov.br/casaeficiente/

Saiba mais:

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP