9.9.11

Reaproveitamento em Aula de Artes

A professora de Artes Visuais Goreti Cortes Mendonça, do Colégio Marco Polo, desenvolve várias ações baseadas no grande eixo temático do Colégio: Sustentabilidade.

Sob esse enfoque, lançaram uma campanha envolvendo os alunos do 5° ano, responsáveis por encabeçar a coleta de lixo eletrônico e lixo seco na escola.


Reaproveitando lixeiras que não eram usadas, ressignificaram artisticamente esse material, tornando-as visualmente atrativas de maneira a estimular o engajamento das demais turmas na destinação adequada ao lixo.

Também, como forma de introduzir o pensar sobre o consumo, a professora criou estratégias de desenvolver produções artísticas usando recicláveis como matéria prima, propondo que os alunos tragam embalagens das suas casas que iriam para o lixo. Assim diminuem o uso de papel, tela e outros suportes tradicionais e exploram suportes tridimensionais.

Forma legal de reduzir, reaproveitar e dar novo significado a materiais desenvolvendo a criatividade e imaginação.

8.9.11

Práticas Selecionadas!

Dos nossos seis pré-selecionados, tivemos a dura tarefa de selecionar apenas três. Novamente reiteramos a grata surpresa em perceber que Santa Maria pensa e age verde.


Parabenizamos, antecipadamente a todos os inscritos que já fazem a diferença com suas ações, nas suas realidades, bem como impactando positivamente a realidade da nossa cidade.

Nosso objetivo principal quando criamos a promoção foi o de estimular o olhar sistêmico perante os processos de vida, embutido no conceito de sustentabilidade.

Sob esse enfoque consideramos os seguintes critérios, sendo ponto de desempate a ênfase nas práticas de fácil aplicabilidade:

3 R´s (Reduzir, Reaproveitar, Reciclar)
Inovação
Criatividade
Simplicidade
Sustentabilidade
Abrangência Sócio-ambiental

Os três selecionados são:

  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia Gervini:
    - Sacos de Jornal p/ lixeiras, descartando o uso de sacolinhas plásticas nas lixeiras das salas de aula
    - Aquecimento de água com PET para lavagem das mãos com água quente na pia do pátio
    - Alvejante com Cinza e Água
    - Sofá com Caixa de Leite
    - Refrigerante a base de Açúcar e Limão com fermentação natural
    - O aluno Luiz Eduardo Fleck da Silva, 14 anos do 8º ano, criou, por iniciativa própria, com o apoio dos pais, um carrinho de material reciclável: celulares, bateria de rádio, cano pvc e rodas de carrinho ( autodidata ).

  • Carla Silveira Frank
    - Planejou sua casa já utilizando sistemas integrados de aproveitamento da água da chuva para uso nas descargas, lavadora de roupa e horta
    - Compostagem ( minhocario ) do lixo do orgânico e uso na horta que abastece a casa
    - Aquecimento de água por painel solar feito de sucata com reservatório específico de material reutilizado que abastece o banheiro e a cozinha.

  • Colégio Politécnico UFSM
    - Projeto de Bombeamento de água por sistema fotovoltaico fixo e móvel de baixo custo. Que pode ser adaptado para uso residencial.

6.9.11

Depoimento da Diretora do Colégio Marco Polo

Na fala de Clarice Xavier, diretora do Colégio Marco Polo, que adotou o tema sustentabilidade como linha pedagógica, se torna perceptível o envolvimento pessoal e preocupação em educar para além da escola.


O educar para promover mudança social, no sentido de garantir a vida das futuras gerações.


Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP