16.6.10

Hotel feito com lixo - Save the Beach

Iniciativa originalmente interessante!



A ideia de juntar lixo para fazer com que as pessoas pensem a respeito do que jogam fora não é nova, mas se hospedar em meio aos resíduos da nossa sociedade parece ser bem original.

O Corona Save the Beach Hotel foi construído em Roma, ao lado do Castelo Sant’Angelo, como forma de chamar a atenção para a poluição das praias.

Segundo a BBC, seus cinco quartos e a recepção foram feitos com 12 toneladas de lixo ( como brinquedos, canos e até mesmo partes de carros). O lado de fora é coberto com lixo recolhido das praias.

O Hotel ficou aberto por apenas quatro dias.

O Projeto pretende preservar as praias impacatadas pelo lixo na Europa. Recuperar pelo menos uma praia Européia a cada ano, escolhido com a ajuda dos votos dos usuários na web.

Em 2009, salvaram a praia Capocotta (Roma, Itália).

Veja o vídeo do projeto onde é feito um convite interessante: venha dormir aqui e tenha sonhos com o futuro de todos nós! ( Vídeo em inglês ).



Veja Mais:

Copa 2010 - Pegada de Carbono nada Verde

Os números nada verdes da Copa, segundo matéria da Info Online: 11 jogadores em campo, uma bola, 32 seleções classificadas, 30 dias de competição e 2,75 milhões de toneladas de dióxido de carbono emitidas.

Não se espante com a disparidade do último número: segundo um estudo realizado pela Embaixada da Noruega e pelo governo da África do Sul, a Copa do Mundo 2010 será o evento com as maiores emissões do mundo dentre aqueles que se propuseram a ser “neutros” em carbono.

A principal responsável por essas emissões é a quantidade de viagens internacionais ligadas ao evento, responsáveis por 1.856.589 toneladas de CO2, ou 67% do total.
Ainda assim, excluindo este número, a pegada de carbono do mundial da FIFA 2010 é mais de oito vezes a estimada da Copa de 2006 na Alemanha.

A análise detalhou a origem das emissões (e como poluição sonora não fazia parte do estudo, as vuvuzelas escaparam da culpa).O transporte entre cidades deve corresponder a 484.961 toneladas, já o transporte dentro das cidades representa 39.577.

A construção dos estádios e uso dos materiais corresponde a 15.359toneladas de emissões, já o uso dos mesmos, incluindo gastos energéticos, deve ficar em torno de 16.637 toneladas. O uso de energia nas acomodações dos turistas, atletas, comissões técnicas, imprensa e etc representam 12% do total – 340.128 toneladas.

Entre os fatores apontados para o impressionante número total (2.753.250 toneladas emitidas) está a localização geográfica da África do Sul.
Outro fator que contribui é que, apesar dos investimentos da organização para diminuir as emissões na construção de estádios, há poucos meios de transporte “limpos”, como trens elétricos, ligando as cidades.

Fonte: INFO Online

Veja Mais:

15.6.10

Honda - Relatório de Contribuição Social 2009

Honda divulga Relatório de Contribuição Social 2009

Impresso em papel produzido a partir de madeira de reflorestamento, e tinta de soja, o documento é um resumo das ações em benefício da sociedade e do meio ambiente praticadas pela empresa.

O conteúdo está dividido em quatro capítulos que contemplam as frentes integrantes do lema mundial para as ações de contribuição social Together for Tomorrow: meio ambiente, educação, comunidade e segurança no trânsito.

A edição atual conta com novidades como o ciclo de desenvolvimento dos produtos Honda. A iniciativa tem por objetivo avaliar o impacto de suas operações e melhorar o desempenho ambiental da empresa, uma vez que o processo é monitorado desde a concepção até o transporte, prezando sempre pelo respeito à natureza.

Outra iniciativa a ser destacada é o Green Factory (Fábrica Ecológica), conceito mundial da Honda que contempla gerenciamento de resíduos, eficiência energética, uso racional da água e redução de emissões atmosféricas. Além disso, a Honda conta com a utilização de plásticos biodegradáveis para proteger os bancos dos automóveis dos modelos produzidos no Brasil, e material fabricado a partir de garrafas PET para a proteção dos discos de freio dos automóveis destinados à exportação.

No transporte de motocicletas é utilizado o inovador sistema NPD (Non Packing Delivery), pelo qual estas são enviadas da fábrica para a rede de concessionárias totalmente montadas, sem necessidade de embalagem, sendo acondicionadas em racks metálicos retornáveis, o que representa uma economia estimada de 11.700 toneladas de madeira por ano.

Na área de educação, a Honda conta com programas de capacitação profissional, inclusão digital, além de apoio ao esporte e à cultura e parceria com diversas entidades, inclusive com o Instituto Ayrton Senna, marcada pelo patrocínio do estande no Salão das Duas Rodas e na FENATRAN.

A empresa trabalha em parceria com as comunidades das localidades onde está instalada, buscando contribuir com ações em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores. Entre outras atividades, a Honda contribui com entidades assistenciais, promove campanhas de doação, além de projetos que visam o acesso a alimentação saudável. A segurança no trânsito também é uma preocupação da empresa, que não poupa esforços para divulgar conceitos de direção segura e implementar medidas de estímulo à harmonia no trânsito.

As atividades socioambientais da Honda são realidade no Brasil e em países da América do Sul que formam o bloco Honda South America, contemplando assim todos os indivíduos que, de alguma forma, participam da história da empresa. Esta harmonia entre a Honda, as pessoas que a cercam e a natureza fazem parte da filosofia Honda, conceito difundido e praticado no dia a dia da companhia.

Estas e outras informações sobre o tema podem ser encontradas na área Socioambiental do site www.honda.com.br.

Baixe o Relatório de Contribuição Social 2009 aqui!


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