19.4.10

Alunos do ensino médio aprendem a reaproveitar água

Professor de Química dá exemplo de Educação Ambiental na prática!


Alunos do ensino médio de uma escola de Brasília aprenderam como reaproveitar a água da destilação. O professor de química Paulo César Ramos, desenvolveu o projeto em seu mestrado da Universidade de Brasília (UNB), apresentado na dissertação "o reuso da água como tema gerador para o desenvolvimento do processo de ensino de química”.

O projeto permite que a água desperdiçada pelo destilador do laboratório da escola seja reutilizada. Segundo o professor a ideia surgiu a partir do questionamento de um dos alunos. Para cada 3 litros de água destilada, 97 litros são descartados.

O professor aceitou o desafio, “meu objetivo foi mostrar como os conhecimentos trazidos pelos alunos do seu cotidiano podem ser aplicados na construção de experimentos acadêmicos”, disse.

Juntamente com os alunos o professor aplicou os conteúdos de Química e Física aprendidos no ensino médio, levando em conta aspectos como pressão, volume e temperatura. Vinte alunos participaram da construção do aparelho, que não foi patenteado para que outros alunos de outras escolas também possam utilizá-lo.

Para a construção do aparelho foram utilizadas duas caixas de água em níveis diferentes. Para a base, o serralheiro da escola ajudou. Na primeira caixa, que fica na parte de cima, é colocada a água potável, que circula até o destilador. A caixa situada na parte de baixo recebe a água que seria descartada.

Foi necessário ainda instalar uma bomba para fazer a água potável circular. Os instrumentos utilizados no experimento fazem parte do cotidiano dos alunos, segundo Ramos. “Percebemos que na montagem a sujeira se acumulava. A próxima etapa foi fazer um filtro inspirado naqueles de piscina”, explicou.

A água potável que sobra na caixa é aproveitada para regar as plantas da escola e a água destilada é empregada na produção de cosméticos.


Fonte: Ambiente Brasil

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP