20.7.11

DPI Soluções em Impressão


Por que reciclar cartuchos de impressão?

Hoje, infelizmente, ao contrário do resto do mundo,  menos de 5% do setor público utiliza cartucho remanufaturado. 


A qualidade de um cartucho remanufaturado por uma empresa que pratica a remanufatura  e não a recarga,  é similar ao original e polui 100 vezes menos o meio ambiente, custa até  70%  menos e  emprega  mão de obra local.


Motivos para Reciclar: 


  • Uso racional dos recursos naturais

Uma das matérias primas do cartucho é o plástico, este material leva mais de 400 anos para desintegrar se abandonado no meio ambiente. Portanto ao encaminhar o cartucho para reciclagem você está  reaproveitando um material poluente, que pode ser reutilizado várias vezes antes de ser descartado.

  • Gera empregos: 

As empresas de reciclagem de cartuchos empregam aproximadamente no Brasil cerca de 300.000 pessoas. Movimentando a economia e contribuindo desta forma para o desenvolvimento regional e do país.


  •  Economia de petróleo:

Para fabricar um cartucho de Inkjet/Toner é necessário, em média de 2 a 5 litros de petróleo.


  • Redução de resíduos e lixo:

A reciclagem reduz resíduos sólidos e com isso são economizados mais de 38.000 toneladas de plástico e metal a cada ano,  reduzindo o volume de lixo não biodegradável;

  • Redução de custos:  


Ao reutilizar, você reduz os custos envolvidos na produção e comercialização que podem chegar a 60% do valor do novo.

  •  Responsabilidade Social:

Empresas formalmente constituídas e que investem em controle de qualidade, contribuem assumindo compromisso com a proteção ambiental e destinação adequada de resíduos.

  • Destinação de Resíduos Tóxicos. 

DPI Soluções sempre pensando no meio ambiente e na sustentabilidade de nossos produtos e serviços, destina corretamente todos os seus resíduos tóxicos provenientes do processo de remanufatura de cartuchos e toners a uma empresa terceirizada RTM - Empresa especializada no serviço de coleta de resíduos especiais. Empresa licenciada e credenciada pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental).

Além disso a DPI dispõe de Licença de Operação da Secretaria do Meio Ambiente do Município, configurando sua atuação como empresa amiga do meio ambiente, atendendo todos os padrões ambientais.


Como aliar economia, sustentabilidade e impressão?


Você sabia que uma em cada seis páginas impressas vai para o lixo sem que ninguém leia? Este é um exemplo do que acontece na maioria das empresas nas quais o mesmo documento é impresso várias vezes por setores diferentes.

Esta pequena atitude acaba refletindo tanto na parte financeira quanto na responsabilidade ambiental da empresa.


Como mudar esta cultura e gerar benefícios para todos?

Separamos algumas dicas que além de ajudar a organização no seu compromisso com a sustentabilidade, também podem gerar benefícios econômicos através da redução de custos com impressão:

1. Estima-se que 70% das organizações não saibam o quanto gastam com impressão.Normalmente isso acontece pelo uso de equipamentos inadequados e até mesmo pela falta de consciência dos colaboradores. A otimização através da arquitetura de equipamentos pode ser uma das soluções, já que reduz custos gerais de suporte e dos processos administrativos e de logística.

2. Utilizar dispositivos adequados nos lugares certos, garante que o volume de impressão seja no momento oportuno e na quantidade correta. Apenas isto pode gerar em torno de 30% de economia nos custos da empresa.

3. Para ter certeza que sua empresa está contribuindo para um mundo sustentável e que ainda não tenha gastos desnecessários, certifique-se muito bem se seus fornecedores estão aptos de fato para entendem suas necessidades.

4. A DPI Soluções apresenta uma fórmula de reduzir custos de impressão - terceirização. Terceirizando esses serviços, você prioriza e foca nos seus negócios, sem disperdiçar tempo e dinheiro com operações alheias aos objetivos corporativos.

5. Através de software reduza seus custos de impressão em até 30% e obtenha total controle de suas impressões. O print system é um exemplo que a DPI Soluções trabalha, que pode monitorar todas as impressões feitas a partir dos computadores de sua empresa, seja em impressoras locais, compartilhadas ou na rede (IP).

6. Porém, de nada adianta adotar todas essas atitudes sem a conscientização e adesão dos colaboradores de todos os setores da empresa. É importante que toda a organização esteja ciente da importância da política de responsabilidade ambiental da corporação e como cada um pode ajudar na economia de recursos naturais.


Por que usar papel reciclado?


Nota-se que algumas empresas começaram a utilizar aquele papel mais escuro, de cor creme, diferente da tradicional folha branca, ou seja, o papel reciclado.

Algumas organizações tem-se mostrado preocupadas com a sustentabilidade e o meio ambiente, mas ainda falta a conscientização de diversas pessoas e corporações.


Quais as vantagens de usar papel reciclado?

Uma das principais vantagens é a diminuição do impacto ao meio ambiente, já que reduz a utilização de corte de árvores para produção de papel e mantém a vida útil de cerca de 15 a 30 árvores.

Além disso, alguns processos de reciclagem podem economizar água e energia, o que também contribui na economia de processos, conseqüentemente dos recursos naturais.

Quanto aos custos, logo que o papel reciclado começou a ser utilizado no Brasil, seu custo era muito superior ao papel comum, contudo, com o passar dos anos, esta diferença diminuiu drasticamente.

É claro que trocar papel branco pelo reciclado, não garante a sustentabilidade da sua empresa, mas é um bom começo! Há algumas outras dicas básicas ajudarão a transformar seu ambiente corporativo em espaço “ecologicamente correto”:

Dicas:
  • Imprima apenas o necessário;
  • Observe seus materiais de escritório, procure usar lápis com madeira certificada e canetas com componentes que não agridem o meio ambiente;
  • Utilize ao máximo as folhas: imprima em ambos os lados, crie blocos de rascunho usando folhas de relatórios antigos;
  • Doe seus papéis usados a uma associação de recicladores;
  • Desligue o computador por completo quando não for utilizá-lo mais, na hora do almoço por exemplo ou em alguma pausa no trabalho, deixe o monitor desligado;
  • Utilize cartões de visita de papel reciclado.

São pequenas ações como essas, que fazem com que aproveitemos ao máximo nossos recursos e nos fazem contribuir substancialmente na manutenção dos sistemas naturais.


Práticas Sustentáveis da DPI

A DPI pensando no meio ambiente e na sustentabilidade dos serviços, tem nos seus procesos a destinação correta de todos os resíduos tóxicos provenientes da remanufatura de cartuchos e toners.


A coleta é feita pela empresa RTM, especializada na coleta de resíduos especiais. Empresa licenciada e credenciada pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental).




Além disso a DPI dispõe de licença de operação da Secretaria do Meio Ambiente Municipal, sendo vista como empresa verde, atendendo a todos os padrões ambientais.

O que fazer com os cartuchos vazios?




A natureza sempre foi atingida pela evolução tecnológica, já que muitas vezes, a falta de consciência e informação faz com que as pessoas descartem inadequadamente equipamentos que não possuem mais utilidade.

Um exemplo é o cartucho vazio quando perde sua utilidade, que se descartado indevidamente, pode trazer danos ao meio ambiente. Estima-se que cada cartucho possa levar cerca de 100 anos para se deteriorar na natureza.


Pensando nisso a DPI oferece à seus clientes e parceiros a opção da remanufatura que na verdade é a reutilização do cartucho vazio que seria jogado fora, e lhe dá um novo ciclo de vida. Gerando uma economia média em até 60% do " valor " do cartucho original, além de diminuir o consumo dos recursos naturais. Você pode reaproveitar ematé 20 vezes cartuchos de boa qualidade, pois o que determina seu ciclo máximo é o cuidado na hora de terminar a tinta, ou seja, ao primeiro sinal de falha de impressão encaminhe-o para remanufatura.

A DPI é Ponto de Coleta de Cartuchos Inservíveis
Estendemos a comunidade o que já fazemos a nossos clientes. Somos ponto de coleta de cartuchos vazios inservíveis e sem possibilidade de remanufatura (estragados). Jamais jogue no lixo comum seu cartucho vazio. Existem componentes tóxicos, é fabricado com plástico e cobre e demora até 100 anos para se decompor. Sendo assim não deixe de ir até a DPI Soluções em impressão para deixar seus cartuchos e fazer a sua parte pelo meio ambiente.


Existem outras opções de descarte que os próprios fabricantes oferecem:

Muitas empresas atentas disponibilizam pontos de coleta no Brasil inteiro (consulte o site do seu fabricante). Em geral os cartuchos recolhidos são desmontados e tem suas peças separadas de acordo com o material que será transformado em matéria-prima para uso em outras indústrias ou são reaproveitados de alguma forma pela própria organização.

A Brother conta com um programa de reciclagem no qual os usuários podem enviar seus cartuchos ou toners vazios pelo correio, basta preencher o formulário no site. A Lexmark também conta com um programa de devolução de cartuchos no qual a empresa se compromete a vender os cartuchos com desconto desde que o cliente também se comprometa a utilizá-lo uma vez e o devolva para reciclagem.

Procure se informar sobre a prática ideal para você, mas não deixe de fazer sua parte e contribuir para a preservação do nosso planeta. São pequenas ações como estas que fazem a diferença.


DPI tem Ponto de Coleta de Lixo Eletrônico!


Lixo Eletrônico - Você sabe o que fazer com seus equipamentos quando aparentemente já não tem mais utilização?

A maioria dos equipamentos eletrônicos são feitos com substâncias nocivas e se descartados de forma incorreta ou em locais indevidos, como lixões e terrenos abandonados, podem contaminar o meio ambiente.

Estima-se que os resíduos eletrônicos representam 5% da produção total de lixo da humanidade. Uma média de 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos por todos os locais do mundo. No Brasil o número aproximado é de 2,6Kg por habitante.


Como descartar equipamentos eletrônicos?

Ponto de Coleta:

Em 2011 a DPI Soluções em Impressão resolveu estender sua iniciativa para a comunidade. Criando um ponto de coleta de lixo eletrônico.


A DPI em parceria com o CMID (Centro Marista de Inclusão digital) a mais de 4 anos vem destinando seu lixo eletrônico como impressoras antigas, monitores e computadores para esta instituição. O CMID reaproveita componentes utilizáveis, reciclando os computadores para aula de robótica livre e inclusão digital para a comunidade.




Como Funciona:

Basta levar seu material eletrônico inservível como (Monitor, teclado, mouse, CPU de computador, impressoras velhas e demais aparelhos eletrônicos em geral) e preencher um formulário de destinação deste resíduo. A DPI fará todo o procedimento legal de encaminhar estes equipamentos ao CMID, entidade responsável e competente para emitir certificado de destinação correta final de resíduos eletrônicos.

Endereço do Ponto de Coleta:

Reciclagem:

Há vários postos de reciclagem espalhados pelo país que buscam estes materiais, consulte o site: www.lixoeletronico.org e busque endereços próximos a você.

Sustentabilidade é prática obrigatória a todas as empresas, mas para que seja efetiva, é necessário a conscientização de funcionários e da população em geral, por isso, faça sua parte!

1 comentários:

Anônimo 29/08/2011 17:05  

Muito boa essa ideia

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP