30.9.11

Pense Verde: Use sacos de lixo de jornal na lixeira



A professora de História e Geografia, Fátima Jussara Villagran Martins, nos conta as ações realizadas com seus alunos que resultaram na substituição do uso de sacolinhas plásticas nas lixeiras da escola, por "sacos de jornal". Veja seu relato e inspire-se!

* Práticas realizadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia Gervini, selecionada na promoção “Santa Maria pensa verde?”.

  • Projeto “Cuidando da Natureza”

Recebi um e-mail de uma amiga onde pude acessar um vídeo que ensinava a fazer os sacos de lixo usando duas folhas de jornal. A partir daí, acessei a internet e encontrei outros vídeos, só que uns usavam outros materiais como cola, etc.... Levei os alunos do 8º para o Laboratório de Informática, onde assistiram e aprenderam a confeccionar os sacos de jornal.

Acabei por encontrar outros abordando o caminho percorrido pelas sacolas plásticas, afetando consideravelmente a fauna marinha. Acabei exibindo para todas as turmas da Escola. Entre eles este vídeo que achei bastante esclarecedor.

Decidi então realizar oficinas nas outras turmas onde os alunos do 8º ano orientaram a confecção dos “sacos” de lixo. Não são usados outros tipos de materiais ( cola, grampos, etc...).
Alguns alunos já abraçaram a ideia e usam em suas residências. Uma das funcionárias da Escola, responsável pela limpeza, aderiu ao projeto e, ao invés de usar sacos de lixo, adotou os de jornal.

É importante ressaltar que no lixo da cozinha, não é recomendável por conter umidade. Usá-los no banheiro é o ideal, pois absorve os possíveis odores. Assim, economiza também água pois não é necessário lavar a lixeira com regularidade. Além de amenizar a poluição ( evitando o uso de material que vai acentuar os problemas do planeta), economiza o dinheiro público, adquirindo menos este produto, verba esta que poderá ser aplicadas em outros setores, como na Educação, por exemplo.

Oportunamente, estaremos – os alunos do 8º ano - oferecendo oficinas para a comunidade.

Há cerca de 15 anos comecei a me preocupar com as questões ambientais e a partir daí, procuro sempre tomar atitudes que amenizem esses problemas, tais como separar o material para reciclagem, reduzir sempre que possível, por exemplo, recusando embalagens plásticas, evitar desperdícios (água...).

Veja outras práticas sustentáveis dos selecionados!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP