25.6.12

Exemplo da Escola Municipal de Maricá - RJ

Partilhamos o exemplo de Eunice Souza Batista, que trabalha como voluntária em escola de sua cidade.

Recebemos por email: "Parabéns pelas matérias maravilhosas onde ações verdes são destacadas e repassadas para todos nós seguidores do site. Por aqui, Maricá/RJ, como voluntários em Escola Municipal Walter Guedes de Almeida, vamos divulgando a reutilização da pet e de pneus inservíveis". 

 A escola abriga 156 alunos: do pré até o 5° ano. Recentemente fizemos uma contenção de encosta na Escola. O resultado foi, a nosso ver, surpreendente. O visual da escola mudou para melhor, a auto estima dos alunos também, um novo espaço com sombra para o parquinho (que estamos reformando). Estou enviando fotos (ainda não terminamos a reforma do parquinho). Já iniciamos uma horta onde utilizaremos garrafas PET e caixotes de frutas.  

Veja apresentação enviada por Eunice Souza Batista


No ano passado, inicei a utilização de pneus como plantio de flores aqui no meu loteamento. Como sou voluntária na escola, levei alguns para alegrar um pouco o ambiente: cores e flores. Aí, a diretora, Adriana Ribeiro,  manifestou o desejo de fazer uma encosta e ampliar a área para que as crianças pudessem aproveitar a sombra desta árvore linda. Achei que seria fácil. 

Um borracheiro havia me oferecidos  400  pneus dias atrás. Bem, tudo começou assim: alguém emprestou o caminhão e junto com outros rapazes foram até o depósito para  escolher os 50 pneus necessários. Saí pedindo ajuda aqui e ali buscando alguém que soubesse  trabalhar com a amarração dos pneus (com arame um no outro) . O meu irmão Luís levou a proposta para a congregação Batista do Loteamento. E, no dia marcado, 5 membros da igreja lá estavam para realizar a tarefa. Entre os voluntários, um abençoado irmão encarregou-se deste trabalho. Contando comigo e o meu afilhado Wagner, éramos sete. Em duas manhás o trabalho estava concluído.

Para completar, uma das mães doou 2 caminhões de terra (utilizamos 4). Eu e o meu afilhado pintamos os pneus e plantamos as florzinhas.

O parquinho está sendo devolvido às crianças - Uma madeireira doou  a tábua do escorrega, outro, uma das peças do balanço, um outro, as correntes e um outro mandou confeccionar uma das peças da gangorra, duas lojas de tintas doaram algumas latas de tinta para pintar os brinquedos. Um dos pais de aluno está consertando ou refazendo os brinquedos.

Como vê, graças a união de algumas pessoas e a minha cara de pau pra pedir ajuda, a encosta foi feita e o parquinho está sendo devolvido às crianças.

O meu projeto hoje é estimular as pessoas a reutilizar e/ou reciclar PET, pneus, papelão, qualquer material reciclável. E a escola é o melhor lugar para isso. Não sou artesã, sou como as crianças me denominaram a mulher da reciclagem.

Mas, pra dizer a verdade, não pensei que ia ficar tão bom e que as crianças iriam curtir tanto.Cá pra nós, ficou lindão.

De brinde mandamos a foto de puff de pneu feito pelo Wagner tendo como instrutor o nosso artesão Maricaense Sr. Silvestre.



O Pense Verde Já  tem me inspirado muito. Um abraço. Eunice Souza Batista.


Escola Municipal Walter Guedes de Almeida. 
Estrada do Retiro, s/n - Bairro do Retiro,CEP 24900-000, Maricá/RJ. Diretora: Adriana Ribeiro

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP