8.6.12

Os números do Lixo Eletrônico

Resíduos eletrônicos, também denominados de e-lixo (e-waste em inglês) são os vilões do momento.

São produtos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros. Nesta lista também entram os equipamentos elétricos de casa, como microondas, estufas, calculadoras, TVs que quando descartados, podem poluir o planeta.

Estes equipamentos são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez descartados de forma incorreta em locais pouco apropriados como lixões e perto de lençóis freáticos tornam-se problemas ainda maiores.

Números que alarmam

Os resíduos eletrônicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo.

O Brasil produz 2,6Kg de lixo eletrônico por habitante, o equivalente a menos de 1% da produção mundial de resíduos do mundo, porém, a indústria eletrônica continua em expansão. A previsão até 2012 é que o número de computadores existentes no país dobre e chegue a 100 milhões de unidades.

Dos 100 milhões, 40% são eletrodomésticos. Aqui no Brasil são fabricados por ano 10 milhões de computadores, e quase nada está sendo reciclado. Celulares e baterias que são fabricadas com componentes tóxicos, são 150 milhões.

Entrarão no mercado anualmente mais 80 milhões de celulares, mas somente 2% serão descartados de forma correta. Os outros 98% serão simplesmente guardados em casa ou despejados no lixo comum, agravando a contaminação ambiental com sérios impactos a nossa vida.

Enquanto não criamos processos de logística reversa, para amenizar essa questão, todos somos co-responsáveis.

Pense bem se precisa um novo celular, notebook ou mesmo uma estufa elétrica antes de comprar.  Pense se não pode prolongar a vida útil dos seus equipamentos. Se não puder, que tal tentar trocá-lo na mesma loja onde for comprar o novo ou quem sabe cambiar na assistência técnica que costuma prestar serviços à você?!

Saiba mais:

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP