21.6.09

Colégio Marista Santa Maria

Pense Verde monimenta a Escola

Campanha na TV gera impactos em sala de aula!

O projeto “Pense Verde” movimenta o cotidiano de alunos de 3ª série do Colégio Marista Santa Maria.

Os alunos acompanham a campanha ecológica na televisão e se somam na divulgação de hábitos ecologicamente corretos.

O projeto é visa sensibilizar e conscientizar a população regional quanto aos problemas ambientais e ressaltar a importância da mudança de hábitos para a preservação do planeta e da vida. (Clique nas imagens para ampliar)


As idéias do Pense Verde vieram ao encontro dos anseios das crianças, que já trabalhavam com suas professoras sobre a questão ecológica. Os alunos ao perceberem a campanha na televisão questionaram suas professoras sobre a possibilidade de trabalhá-la em sala de aula.

As professoras atenderam aos pedidos de seus alunos e organizaram um criativo trabalho sobre o projeto. As turmas organizaram uma releitura das peças gráficas utilizadas pela campanha publicitária do Pense Verde, como o folder, a logomarca e os adesivos.

  • A turma 31, da professora Rita, confeccionou folders sobre o projeto com dicas dos próprios alunos sobre preservação ambiental;

  • A turma 32, da professora Gisela, produziu cartazes sobre a temática da campanha;

  • A turma 33, da professora Viviane, trabalhou com a logomarca, organizando textos em forma de diálogo explicando o que seria “Pensar Verde”.


Os cartazes produzidos pelos alunos serão afixados nos corredores do colégio e os folders serão entregues para as turminhas de Educação Infantil.

O objetivo dos alunos da 3ª série do Ensino Fundamental é propagar a ideia ecológica da campanha em todo o colégio.

Projeto Marista - Reciclando brinquedos, conquistando sorrisos

Mais um projeto do Colégio que beneficia o Meio Ambiente e o Coração.


Há três anos, o Serviço de Pastoral Escolar do Colégio Marista Santa Maria realiza em parceria com a Pastoral Juvenil Marista o projeto “Oficina de Restauração de Brinquedos”.

Esse projeto promove uma campanha de doação interna de brinquedos, que são recolhidos e catalogados na sala da PJM. Os alunos que participam da PJM (Pastoral Juvenil Marista) organizam uma verdadeira oficina para restaurar os brinquedos.

Além dos brinquedos também são recolhidos livros e tecidos, que servem para confeccionar roupinhas para as inúmeras “bonecas peladas” que são recolhidas, como brinca Janaína Guimarães, Assessora Local da PJM.

Todo o material recolhido é doado para Organizações Sociais em datas especiais, como no mês da criança, em outubro, e no Natal. Na edição de 2008 do projeto foram recolhidos mais de 1000 brinquedos.

O projeto além de alegrar as crianças que recebem os brinquedos, também faz feliz quem participa dos processos de doação e conserto dos brinquedos. “O projeto envolve toda a minha família. No ano passado eu mesmo separei os brinquedos, mas neste ano todo mundo lá em casa ajudou”, disse Lucca, aluno da 3ª série do Ensino Fundamental.

Para Alexia, aluna do “primeirão” e que participa da PJM há três anos, “a sensação de ajudar o outro é gratificante e faz um bem pessoal incrível”, sintetiza.

Familiares, professores e funcionários do Colégio também auxiliam no projeto. A primeira etapa da campanha de recolhimento de brinquedos, livros e tecidos já ocorreu com as turmas de Educação Infantil à 4ª série. Após o recesso de julho, a campanha de arrecadação se estenderá às turmas de 5ª e 6ª série.

O projeto “Oficina de Brinquedos” além do caráter solidário reforça a ideia ecológica dos “3 erres”: Reduzir, reaproveitar, reciclar!


Colégio Marista - Mostra de Arte com Sucata

Mostra de Arte - A Sucata Artística

Utilizando apenas materiais recicláveis e alternativos para compor seus trabalhos, alunos da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria expressaram suas emoções através da arte.

Livros, xilogravuras, poesias em cordel, “cineminhas”, monumentos pela paz, enfim, muitas obras de arte foram criadas pelos alunos-artistas, que cheios de orgulho, exibiam seus trabalhos na Mostra de Arte, que aconteceu na manhã do dia 05 de julho.

O evento ocorreu simultaneamente no Salão Champagnat, Recanto Tchê e Salão de Atos.

Os mais variados elementos foram utilizados pelos alunos para dar vida à imaginação dos pequenos, até mesmo uma impressora com defeito e uma maçaneta de um fusca transformaram-se em arte. Os alunos de 2ª série produziram livros de algodão cru com ilustrações e histórias originais.


A Mostra de Arte estimula a produção artística dos alunos desde a Educação Infantil. Através da confecção dessas obras de arte, eles desenvolvem sua criatividade e autonomia, além de conscientizarem-se de sua responsabilidade ambiental, produzindo seus trabalhos apenas com materiais recicláveis e alternativos.





Marista Santa Maria reaproveita seu lixo!

Projeto “Cuidando da Vida”

Para proteger o meio ambiente é preciso que cada um faça a sua parte.

Partindo dessa premissa, o Serviço de Pastoral do Colégio Marista Santa Maria lançou este projeto de reciclagem de lixo produzido em ambientes de estudo e recreação. Papéis, latas, plásticos, tudo é colocado em lixeiras seletivas, recolhido e encaminhado para a seleção.

O projeto, iniciado em julho de 2007, surgiu da necessidade de reaproveitar materiais recicláveis e também de criar uma consciência ecológica entre a comunidade escolar. Todos são incentivados a participar. Alunos que integram a Pastoral Juvenil Marista (PJM) e professores estimulam os estudantes a utilizar as lixeiras seletivas.
As próprias lixeiras seletivas utilizadas no projeto são produzidas com materiais reciclados.


Classes velhas e recipientes plásticos que seriam descartados para o lixo ganharam novas cores e utilidades servindo para ajudar a preservar o meio ambiente. (Foto: Arquivo Colégio Santa Maria)

Nas salas de aula e nos setores do Colégio, professores, alunos e funcionários têm à sua disposição recipientes que são destinados a recolher os materiais recicláveis para que tudo seja reaproveitado.

Confira a tabela dos materiais recicláveis recolhidos desde o início do ano (clique na imagem para ampliar):




Doe seu eletrônico para o CMID

A Escola Marista Santa Marta mantem um projeto chamado CMID
(Centro Marista de Inclusão Digital)

Se você não sabe o que fazer com seu monitor velho, aquela impressora que só ocupa espaço no quarto ou mesmo alguma peça ou componente sem utilidade atual.

Doe para esse projeto!

Ligue para 3212 - 5373 e se informe com Ana Cláudia sobre a possibilidade de coleta na sua residência ou em algum ponto da cidade.

O espaço foi conquistado por meio de uma iniciativa do Centro Social Marista, com apoio da Prefeitura. Ao todo, o Centro atende 945 pessoas que são cadastradas, residentes na Nova Santa Marta e também da Vila Prado e Cohab Tancredo Neves.

O CMID oferece 22 computadores, dispostos em duas salas, uma de lazer e entretenimento e outra de pesquisa. Segundo a monitora do Centro, Ana Cláudia Campos, são atendidas pessoas de 13 a 70 anos de idade.

Veja no Blog dos alunos da escola o aproveitamento... lixo vira elemento educativo!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP