30.10.09

Como funcionam os motores híbridos - Honda Insight

O Honda Insight é o primeiro automóvel híbrido a se tornar o modelo mais vendido no Japão.

Em abril foram vendidos 10.481 unidades, seguido pelo Honda Jazz, que é o nosso Fit e o Toyota Yaris em terceiro.

Lançado em 1999, o Honda Insight está na sua segunda geração. É esta geração, aliás, que chegou ao mercado em fevereiro passado, a responsável pelo sucesso de vendas, fazendo com que o carro caísse mesmo no gosto do consumidor japonês.

Ao preço de US$ 19.190 (cerca de R$ 42 mil), o Honda Insight segue a atual tendência da indústria automotiva mundial, de produzir veículos cada menos poluentes e que utilizam outras fontes de energia além do tradicional motor a combustão.

O híbrido da marca japonesa é equipado com um propulsor de 1.3 litro que desenvolve 88 cv de potência e também conta com um motor elétrico, capaz de produzir 14 cv.

Este motor elétrico, em conjunto com a unidade a gasolina, faz com que o Insight, de acordo com a Honda, possa rodar quase 22 km com um único litro de gasolina.

O principal destaque da unidade elétrica, porém, é que o conjunto de baterias, instaladas na parte traseira do piso do carro, trabalha também com uma Unidade Inteligente de Potência (IPU) compacta. Dessa forma, é capaz de recuperar a energia cinética das frenagens e das desacelerações para fornecer potência adicional para serem usadas, quando for necessário, nas acelerações. Em baixas velocidades ou quando está parado no sinal de trânsito e engarrafamentos, o Insight somente utiliza o propulsor elétrico.

O Insight também conta com um sistema adicional, batizado de Eco Assist — Assistência à Condução Ecológica.

Auxilia o condutor a economizar combustível do motor a combustão. Ao ser acionado no painel do carro, o sistema otimiza os controles da transmissão CVT e da unidade movida a gasolina. Mostrando em tempo real, a melhor maneira de conduzir o carro no velocímetro, a cor verde indica maior economia de combustível e a cor azul informa que está havendo gasto exagerado.

Fonte: Auto Motor Brasil

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP