26.10.09

Professora transforma 2 terrenos em Micro Floresta

MARIA CRISTINA FREIRE SANGOI

Graduada em química pela UFSM, pós graduada em Ecologia Marinha pela FURG e professora do Colégio Riachuelo, também é artesã profissional.

Cristina, que reside em Santa Maria, está transformando 2 terrenos em uma Micro Floresta. O espaço tem apenas 5 anos.

Desde jovem, seu pai tinha o costume de plantar. Mas em 2002, Cristina dedicou-se com mais intensidade. Resolveu fazer alguma coisa no terreno em que morava ao perceber inúmeras espécies em extinção.

Faz parte de um grupo que funciona como uma rede de trocas de sementes nacional. Recebeu mudas do Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais...

Só de árvores, na área, tem em torno de 150 exóticas e nativas. Aproximadamente 15 espécies de trepadeira, 40 tipos de ervas, e alguns cactus e suculentas.

"Em raras, tenho Alfarroba ( Chocolate de Portugal ), Ginko Biloba ( Árvore que resistiu a bomba atômica de Hiroshima, um fóssil vivo ), Goji Berries ( Bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete)."

Curiosidade: Embora sejam uma novidade na cozinha Ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga desde há milhares de anos. Das cerca de 8000 ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, as Goji Berries são consideradas a erva-alimento nº1, estando no topo da tabela.



Também desenvolveu um projeto direcionado a estudantes do ensino médio, onde através do estudo da germinação de sementes de árvores, (estudo das substâncias para fertilização da planta), trabalharia conceitos de química, ao mesmo tempo, ensinaria jovens a compreender a fisiologia da planta e o melhor, a plantar.

Cristina está testando uma forma de plantio suspenso de tomateiro, em garrafa PET.

Sua área foi planejada para receber grupos de pessoas desde que previamente agendado, para realização de oficinas.

Perguntamos se vende mudas:

"Tenho mudas para venda e o valor depende da planta. Também faço mudas por encomenda, desde que não dependa de importação de sementes, pois as que tenho, já estão aclimatadas ao nosso clima."

Veja mais no seu site!


Saiba mais:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP