8.5.10

Waste Land - Documentário Brasileiro sobre o Lixo

O documentário Lixo Extraordinário retrata a parcecia inusitada entre arte e lixo.



O filme mostra a iniciativa de Vik Muniz, um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional, que transformou em obras de arte o cotidiano dos catadores de lixo do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Ele inspirou os catadores a criar autorretratos com o lixo que apanham.


"O que eu queria fazer era mudar a vida de um grupo de pessoas usando o mesmo material que elas usam todos os dias", explica Vik Muniz no documentário. Os telas criadas com os resíduos do maior aterro sanitário da América Latina foram leiloadas nas prestigiosas casas de leilões internacionais e, ironicamente, muitas vezes retornam ao Brasil para decorar as paredes das casas da alta sociedade.


O filme de 99 minutos, que mostra a luta diária dos catadores pela sobrevivência, é co-dirigido por João Jardim, pela cineasta Karen Harley e pela documentarista inglesa Lucy Walker.

O documentário recebeu recentemente dois prêmios. Ele foi eleito pelo público o Melhor Documentário na Mostra Panorama do Festival Internacional de Berlim e também venceu o prêmio da organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional. Além disso, Lixo extraordinário já tinha sido recompensado no festival de Sundance.


Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP