O Planeta visto como ser vivo: Gaia
Momento de reflexão com Leonardo Boff.
Segue parte do seu texto:
Um tema central da Cúpula dos Povos sobre as Mudanças Climática, reunida em Cochabamba de 19-23 de abril, convocada pelo Presidente da Bolívia Evo Morales é o da subjetividade da Terra, de sua dignidade e direitos.
O tema é relativamente novo, pois dignidade e direitos eram reservados somente aos seres humanos, portadores de consciência e inteligência.
Predomina ainda uma visão antropocêntrica como se nós exclusivamente fôssemos portadores de dignidade. Esquecemos que somos parte de um todo maior. Como dizem renomados cosmólogos, se o espírito está em nós é sinal que ele estava antes no universo do qual somos fruto e parte.
Há uma tradição da mais alta ancestralidade que sempre entendeu a Terra como a Grande Mãe que nos gera e que fornece tudo o que precisamos para viver. As ciências da Terra e da vida vieram, pela via científica, nos confirmando esta visão.
A Terra é um superorganismo vivo, Gaia, que se autoregula para ser sempre apta para manter a vida no planeta. A própria biosfera é um produto biológico pois se origina da sinergia dos organismos vivos com todos os demais elementos da Terra e do Cosmos. Criaram o habitat adequado para a vida, a biosfera. Portanto, não há apenas vida sobre a Terra. A Terra mesma é viva e como tal possui um valor intrínseco e deve ser respeitada e cuidada como todo ser vivo.
Este é um dos títulos de sua dignidade e a base real de seu direito de existir e de ser respeitada como os demais seres.
(...)
Por fim há um último argumento que se deriva de uma visão quântica da realidade. Esta constata, seguindo Einstein, Bohr e Heisenberg, que tudo, no fundo, é energia em distintos graus de densidade. A própria matéria é energia altamente interativa. A matéria, desde os hádrions e os topquarks, não possui apenas massa e energia. Todos os seres são portadores de informação. O jogo das relações de todos com todos, faz com que eles se modifiquem e guardem a informações desta relação.
Cada ser se relaciona com os outros do seu jeito de tal forma que se pode falar que surge níveis de subjetividade e de história. A Terra na sua longa história de 4,3 bilhões de anos guarda esta memória ancestral de sua trajetória evolucionária. Ela tem subjetividade e história. Logicamente ela é diferente da subjetividade e da história humana. Mas a diferença não é de princípio (todos estão conectados) mas de grau (cada um à sua maneira).
Uma razão a mais para entender, com os dados da ciência cosmológica mais avança, que a Terra possui dignidade e por isso é portadora de direitos e de nossa parte de deveres de cuidá-la, amá-la e mantê-la saudável para continuar a nos gerar e nos oferecer os bens e serviços que nos presta.
Agora começa o tempo de uma biocivilização, na qual Terra e Humanidade, dignas e com direitos, reconhecem a recíproca pertença, a origem e o destino comuns.
Veja texto na íntegra aqui!
Fonte: mercadoetico.terra.com.br
Veja Mais:
- Hotel feito com lixo - Save the Beach
- Já ouviu falar de RACISMO AMBIENTAL?
- Infertilidade Masculina associada a Poluição do Ar...
- Copa 2010 - Pegada de Carbono nada Verde
- Honda - Relatório de Contribuição Social 2009
- Lâmpada a energia solar!
- Plantas para ter em casa, faxineiras do ar.
- Tratamento biológico para esgoto residencial
- Qual a função das sementes, flores e plantas?
- Crime Ambiental Santa Maria - 3921.7151
- Links relacionados a Meio Ambiente
- Conceito dos 3R's evoluiu para 7R's
- Carregador para Celular na Bike
- Sementes pelo Planeta!
- Cidades brasileiras criam lei para reduzir Sacolas...
- Conceito dos 3R's evoluiu para 7R's
- Carregador para Celular na Bike
- Sementes pelo Planeta!
- Cidades brasileiras criam lei para reduzir Sacolas...
- Quanto se economiza reaproveitando papel?
- Como o consumo de carne afeta o clima? (Arnaldo Ja...
- Como o plástico afeta a fertilidade humana?
- Lixo Tóxico - pilhas e lâmpadas fluorescentes
- Quanto se economiza reciclando o lixo?
- Dicas para diminuir o lixo tecnológico!
- O que você pode fazer - Práticas sustentáveis em C...
- Vídeo HOME - O MUNDO É NOSSA CASA
- Dicas - Manual de como plantar árvores