16.6.10

Infertilidade Masculina associada a Poluição do Ar

Poluição pode causar infertilidade masculina!

Estudo do HC revela que poluição do ar pode ser uma das causas da infertilidade masculina



Dos 748 pesquisados, 500 apresentaram algum tipo de alteração na fertilidade

A poluição do ar pode ser uma das causas da infertilidade masculina. É o que revela estudo do urologista Jorge Hallak, coordenador da Unidade de Toxicologia Reprodutiva e de Andrologia do Hospital das Clinicas da FMUSP, ligada à Secretaria da Saúde.

O médico avaliou 748 trabalhadores que inalaram o ar de grandes vias públicas, como motoristas de ônibus e táxi, e o resultado foi surpreendente: "Aqueles que respiram muita poluição têm maior concentração de radicais livres no sangue, o que causa um esperma de qualidade inferior até mesmo ao de homens inférteis", relata o especialista. Os números mostram que dos 748 pesquisados, 500 apresentaram algum tipo de alteração na fertilidade.

Segundo Hallak, a causa está no combustível que os automóveis brasileiros usam. "Existe uma grande quantidade de metais pesados na gasolina nacional, o que afeta diretamente o organismo", ressalta o urologista. Na avaliação do urologista, a solução em curto prazo é paliativa: "uso de máscaras com filtros já evitaria boa parte do problema", garante.

Hoje, 15% da população masculina mundial é infértil, taxa maior que a infertilidade feminina. Além da poluição outros fatores que podem causar a deficiência são o estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e uso de anabolizantes.

A boa noticia é que dois terços dos casos de infertilidade masculina podem ser revertidos se forem bem diagnosticados e tratados. "Os homens têm de perder a cultura machista que se instalou no país e consultar o urologista assim como as mulheres procuram seus ginecologistas", aconselha o médico, que ainda completa: "os tratamentos são simples e rápidos, mas é preciso que os hábitos ruins fiquem no passado", finaliza.

Fonte: Portal Governo de São Paulo

Veja Mais:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP