Experiência Sustentável de Lyon - Cici 2010
Redução expressiva do número de automóveis, índices menores de poluição e melhoria na saúde da população são alguns dos fatores positivos registrados na cidade francesa de Lyon.
Registros dos últimos cinco anos, com a implementação de um sistema de aluguel de bicicleta batizado de Vélo´v na metrópole de cerca de 400 mil habitantes.
Desde que a iniciativa foi criada até os dias de hoje, as quatro mil bicicletas inseridas no sistema já rodaram 60 mil quilômetros, o que evitou a emissão de duas mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) naquela região - caso fossem usados veículos automotores.
As quatro mil bicicletas do Vélo´v rodaram 60 milhões de quilômetros em cinco anos/Foto: stunned
A experiência sustentável de Lyon foi apresentada pelo vice-prefeito da cidade, Jean Michel Daclin, que participou do painel "Experiências notáveis de inovações em planejamento urbano, gestão de políticas e programas inovadores”, durante o segundo dia da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (Cici 2010), em Curitiba, no Paraná.
Ao participar da Cici 2010, Duclin explicou que o nome do sistema reflete a própria filosofia proposta por ele: Vélo significa "bicicleta", em francês, enquanto love quer dizer "amor" em inglês. Logo, estamos falando de uma política pública voltada para os amantes das bikes.
O Vélo´v é um sistema ideal para percursos rápidos. Só para se ter ideia, 95% da utilização do projeto são gratuitos para os usuários, uma vez que nenhum valor é cobrado na primeira meia hora.
Já o baixo custo do sistema se deve à parceria entre a iniciativa privada e o poder público, explicou Daclin. A empresa JCDecaux implantou e mantém o Vélo´v em troca de um contrato exclusivo de publicidade que inclui 800 outdoors em todos os ônibus da cidade.
Fonte: Portal EcoD