12.8.09

Tecnologia - Pesquisa cria Cimento Ecológico

Cimento é um dos produtos que gera alto percentual de poluição ao ser produzido.

Pesquisadores brasileiros tentam solucionar esse problema.

Para a produção de 1 tonelada de cimento, é lançada ao ar 0,6 tonelada de monóxido de carbono (CO2), um dos gases causadores do efeito estufa.

Pesquisa desenvolvida pela Coppe, centro de pesquisa em engenharia ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) produz um cimento ecológico, que utiliza em sua composição restos de cerâmica, cinzas de casca de arroz, bagaço de cana e lodo sanitário.

Os pesquisadores do projeto calculam que ao se juntar 40% de resíduos cerâmicos (pó de telha moído, por exemplo) à composição do cimento, poderia haver, só no Brasil, uma redução de 10 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano (a produção anual brasileira de cimento Portland, o mais comum, é de 38 milhões de toneladas).

Outras substâncias apresentadas no estudo como alternativas ao cimento são as cinzas de lodo sanitário, que podem ser obtidas em estações de tratamento de resíduos urbanos. Segundo os pesquisadores, até mesmo o entulho de obras pode ter utilidade na mistura do concreto, substituindo a brita e a areia. “Consideradas sem utilidade, essas substâncias não possuem um destino certo, sendo descartadas após o processo produtivo. Fazer uso delas significa também reduzir depósitos de resíduos no meio ambiente”, destaca Fairbairn.

Além de reduzir a emissão de monóxido de carbono, o novo tipo de cimento teria a vantagem de proporcionar uma produção mais barata e de dar uma utilidade a um material que geralmente é descartado.

Segundo a Coppe, 20 milhões de toneladas de resíduos de telhas e tijolos e cinzas de bagaço de cana e casca de arroz são acumuladas por ano. É um material que poderia substituir o equivalente a 50% do cimento produzido no Brasil.

Em experiências já realizadas, os materiais alternativos substituiram o cimento Portland em 20% a 40% da mistura, mas os pesquisadores acreditam ser possível chegar à proporção de 60%.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP