14.8.09

Que é Pegada Ecológica?

Conceito criado por William Rees e Mathis Wackernagel, em outras palavras, traduz em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade utiliza em média, para se sustentar.

A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam seus estilos de vida.

Cada ser vivo necessita de uma quantidade mínima de espaço natural produtivo para sobreviver.

Os humanos, neste e noutros aspectos, são semelhantes às outras espécies.

Na verdade, a nossa sobrevivência depende da existência de alimentos, de uma fonte constante de energia, da capacidade de vários resíduos que produzimos serem absorvidos e, assim, deixarem de constituir uma ameaça, bem como da disponibilidade de matérias-primas para os processos produtivos.

Contudo, o consumo tem aumentado significativamente, com o aumento da população mundial e do nosso "modo de viver" externalizado pelos hábitos de consumo, sendo que o espaço físico terreste pode não ser suficiente para nos sustentar.

Para assegurar a existência das condições favoráveis à vida que ainda hoje existem, teremos que viver de acordo com a capacidade que o planeta suporta, ou seja, de acordo com o que a Terra pode fornecer e não com o que gostaríamos que fornecesse... Assim criou-se o conceito e o método de calculo da Pegada Ecológica.

Encontramos ferramentas interativas onde você pode calcular o impacto do seu estilo de vida:

Calcule sua pegada ecológica clicando aqui!

Veja mais:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP