3.8.09

Projeto - Mata Atlântica preservada gera renda!

Projeto remunera donos de terras com Mata Atlântica preservada

A apenas 27 quilômetros do centro de São Paulo, no município de Embu das Artes, fica o centro de educação ambiental conhecido como Cidade das Abelhas.

Confira matéria completa do Repórter Eco clicando na imagem!


Os visitantes aprendem sobre a vida nas colméias e a fabricação do mel no Apiário Modelo, animais silvestres encontram refúgio porque um pedaço de Mata Atlântica resistiu à urbanização da Grande São Paulo. ( Clique na imagem - vídeo em windows media player )

A floresta foi mantida em cerca de onze dos doze e meio hectares da propriedade.

Esta propriedade é participante de uma iniciativa inovadora. O Projeto Oásis, criado em 2006 pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, remunera os serviços ambientais prestados por áreas como esta aqui, que conserva a Mata Atlântica.

Sessenta e cinco proprietários estão cadastrados e onze já estão recebendo dinheiro para manter a floresta em pé.

Cristiano Segana é analista de projetos ambientais da Fundação e coordena o Projeto Oásis. O agrônomo nos ajuda a entender melhor como ele funciona.

O que é serviço ambiental ou ecossistêmico?


  • É bem simples, seria o serviço que uma vegetação ou uma mata fornece direta ou indiretamente pra gente.

  • Por exemplo: esse projeto aborda três principais serviços relacionados à água, que seria a própria produção da água, a manutenção da qualidade da água e o controle da erosão.

A água que corre na propriedade do Wilson, grande parte dela por baixo da terra, abastece o Rio Embu Mirim. Ele integra o Sistema Guarapiranga. O reservatório do sistema abastece cerca de quatro milhões de habitantes da cidade de São Paulo.

O objetivo do Projeto Oásis é proteger os mananciais, ou seja, as regiões produtoras de água, da região metropolitana de São Paulo.
As propriedades contempladas tem que estar na Bacia do Guarapiranga ou numa das áreas de Proteção Ambiental municipais que ficam no sul da capital: a Capivari-Monos ou a Bororé Colônia.

Fonte: Projeto Oásis

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP