Os Seis Erros sobre o Plástico
A ONG da Califórnia, Algalita Marine Research Foundation (AMRF), pesquisa desde 1999 os impactos do plástico nos oceânos e sua cadeia produtiva e faz um alerta:
O Oceâno está se transformando numa SOPA PLÁSTICA
Sua organização e outros grupos científicos marinhos através de seus próprios estudos, acreditam agora que o plástico está aumentando no mundo dos oceânos por cerca de 100% a cada três anos.
Em 2007, Charles Moore repetiu seus estudos com a manta e descobriu que partículas de plástico em sua área de ensaio grande, aumentaram cinco vezes mais em menos de uma década.
Publicaram também material explicativo sobre o plástico, onde encontramos os 6 erros sobre o Plástico:
Seis equívocos sobre PLÀSTICO que são promovidos pelo porta-voz desta poderosa indústria --- O Conselho Americano de Plásticos e da Sociedade da Indústria Plástica.
- Plásticos que são depositados nos coletores de lixo marcados para reciclagem são reciclados.
FATO: A maior parte não é reciclada. - Os plásticos recolhidos pelos caminhões reduzem a quantidade de resíduos plásticos depositados em aterros sanitários.
FATO: Não reduzem. - As resinas que são produzidas para embalagens, são feitas com substâncias das refinarias de petróleo.
FATO: A maioria são produzidos a partir de óleo cru e gás natural. - Os recicladores de plásticos promovem a sua reciclagem.
FATO: Os produtores de pellets de resina plástica fazem anúncios pagos para promover a venda de plásticos. - Usar recipientes de plástico economiza energia.
FATO: A maior parte do gasto energético é consumida pelo fabricante de plástico. Produzir vidro consome a mesma quantidade de energia que plásticos. No entanto, o vidro reciclado utiliza menor quantidade de geração de energia do material plástico virgem ou de vidro. - Nossas alternativas estão limitadas a reciclar ou desperdiçar.
FATO: Reduzir o conumo do material é a chave. E é tão simples.
Basta observar este filme foi feito em 2001, a partir de estudos feitos em 1999, para termos noção da realidade. (inglês)