8.11.11

Como o vinagre se tornou meu “queridinho” na limpeza de casa

Recebemos esta dica por email e compartilhamos na íntegra pela riqueza em detalhes. Agradecemos a gentileza de Lilian S., que é profissional na área de idiomas e dona de casa
Receita de Limpador Caseiro de Vinagre e Laranja


Primeiramente quero compartilhar uma informação inusitada sobre o vinagre, com a qual me deparei anos atrás. “Inusitada” porque nunca mais vi essa informação sendo divulgada, mas para mim ela fez a diferença.



Li que, ao abrirmos uma embalagem de vinagre, ela deve ser mantida na geladeira, caso contrário o vinagre pode se tornar um foco de bactérias. Não lembro mais “onde” li isso, mas lembro que essa informação me chamou muito a atenção, principalmente por ser em inglês, ou seja, provinha de um país de clima mais frio que o Brasil. Sabendo que o calor acelera a proliferação de bactérias, conclui que essa dica é ainda mais importante em país de clima tropical como o nosso.


Assim, passei a seguir a tal dica. Afinal não custava nada, e já tem mais de 3 anos que o FRASCO DO VINAGRE ABERTO tem seu lugar cativo na porta da minha geladeira. De lá ele só sai por alguns minutos para ser imediatamente usado, e para lá ele volta sem mais demora!


Foi bem depois disso, há cerca de um ano e meio atrás, que descobri que o vinagre podia ser usado como uma alternativa saudável na limpeza de casa.


Acredite ou não, o vinagre é um agente de limpeza e desinfetante extraordinário. Hoje existem inúmeros sites na internet com uma infinidade de dicas para os mais diversos usos do vinagre na limpeza de sua casa. Um deles é o How Stuff Works


Minha estréia ao usar o vinagre como item de limpeza foi numa receita simples para limpar vidros e espelhos, onde dizia para misturar vinagre e água em quantidades iguais e usar essa mistura num frasco spray, para facilitar a aplicação. A receita ainda alertava para não usar um frasco usado de produto de limpeza industrializado, pois o plástico não é um material estável e por isso absorve substâncias químicas tóxicas dos produtos com os quais esteve em contato. Por essa razão, preparei a receita num frasco spray “novo” e usei a solução.


Apesar de não gostar do aroma do vinagre ao usá-lo para fazer a limpeza, guardei o frasco com a sobra no armário junto com os outros materiais de limpeza, para continuar a usá-lo posteriormente.


Após um tempo, o bico spray entupiu, e não teve jeito de fazê-lo funcionar novamente! De imediato achei que o bico spray tinha dado problema, e lá fui eu comprar outro frasco borrifador. Quando a mesma coisa aconteceu novamente, me lembrei da informação sobre o vinagre se tornar um foco de bactérias se mantido fora da geladeira após aberto. Então comprei o terceiro frasco borrifador para minha “solução de limpeza com vinagre”, e dessa vez passei a deixar também esse frasco na geladeira (haja espaço!) e bingo! O bico nunca mais entupiu!


Ainda tinha a questão do odor do vinagre, com o qual nunca me acostumei por completo. Apesar desse único inconveniente, continuei usando-o porque o cheiro se dissipa logo, não ficando impregnado no ambiente.


Aliás, com o passar do tempo fui ampliando muito o uso do vinagre como item de limpeza, à medida que ia encontrando e testando novas receitas. A sensação de satisfação ao saber que assim contribuo com a minha saúde e a do meio ambiente, apesar do aroma, sempre foi motivador.


Afinal de contas, deixar de usar os produtos industrializados é um benefício enorme, porque estes são sempre muito carregados de substâncias tóxicas nocivas, as quais, entre outras coisas, liberam vapores tóxicos no ar quando são usados, os quais são levados para dentro do nosso corpo pela respiração.
Leia mais nesse artigo!


Passado algum tempo, descobri uma receia maravilhosa para usar o vinagre de uma maneira mais agradável e até mais eficiente, sem o desconforto com relação ao seu aroma.


Testei, aprovei e divido aqui a receita que fez do vinagre meu “queridinho” na limpeza da casa:


Limpador Caseiro de Laranja


Você vai precisar de:

  • Cascas de laranja (ou de tangerina, ou de ponkan, ou de limão)
  • Vinagre branco
  • 1 vidro alto de conserva, bem lavado e esterilizado com água fervente
  • 1 frasco borrifador novo (também conhecido como frasco spray)
  • Água filtrada (ou água fervida e resfriada)



Modo de preparo:
1. Encha o vidro de conserva com as cascas de laranja. (OBS.: Não é necessário enchê-lo de uma vez só. Cada vez que você comer laranjas, descasque-as antes de consumir e coloque as cascas no vidro. É importante que você use somente as cacas, sem nada da polpa da fruta.)
2. Soque um pouco as cascas para o fundo do vidro e então cubra as cascas com vinagre. Tampe bem o vidro.
3. Coloque esse vidro dentro de um armário escuro, e deixe as cascas imersas no vinagre descansando por algumas semanas, até que o vinagre adquira uma cor laranja dourado e um forte aroma de laranja.
4. Após atingir a cor e o aroma citados, coe o líquido com auxílio de tecido voal, dilua com igual quantidade de água filtrada, e transfira a mistura para um frasco spray novo, para ser usado como um produto de limpeza ecológico.
5. Quando não em uso, guarde o frasco spray com essa solução dentro da geladeira. Como em sua composição só há ingredientes naturais usados normalmente na cozinha, este produto não é nada tóxico e não afetará em nada a saúde de sua geladeira.


Com essa receita, o problema do aroma do vinagre branco puro ficou resolvido. As cascas da laranja conferem um aroma agradável ao preparado. Mas não é só isso. O óleo presente na casca da laranja o torna um poderoso limpador – limpa ainda melhor que vinagre puro. É também um poderoso desengordurante.


Obs: Tenha apenas o cuidado de não usá-lo em itens porosos e de cores claras, os quais poderão manchar com a coloração dada pela casca de laranja (nestes itens é melhor usar o vinagre branco puro). Faça um teste antes numa parte não aparente para ter certeza.


Dicas de usos:
  • Na limpeza de pias, vidros, espelhos, janelas, balcão da pia, fogão, prateleiras da geladeira, etc.
  • Como desengordurante: borrife o vinagre de laranja na superfície engordurada, como fogão, forno ou microondas e deixe agir por alguns minutos. Então, com um pano úmido e um pouco de bicarbonado de sódio, esfregue o local. Caso necessário use o auxílio de uma escovinha ou esponja para antiaderentes (para superfícies que não podem ser “riscadas”). Aguarde alguns instantes e retire com pano limpo e úmido até remover completamente qualquer resíduo.
  • Produto ideal para limpar as embalagens dos produtos trazidos do supermercado, antes de guardá-los no seu armário (elas carregam sujeiras que você não vê) como por exemplo garrafas de bebida, frascos de vidro como geleias e conservas entre outros, embalagens tetra pack, pacotes de bolacha e de macarrão, e uma infinidade de outros itens. Borrife o produto num paninho de algodão limpo, e passe em toda a superfície da embalagem (uma sugestão é usar camisetas velhas de algodão e cor clara que acabaram apresentando um furo aqui outro ali – corte em quadrados e se você tem ótimos paninhos de limpeza).

-------
Lilian S. é profissional na área de idiomas e dona de casa. Gosta de encontrar variadas formas de fazer escolhas saudáveis e contribuir com o meio ambiente.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP