29.11.11

Como ter tomate no apartamento?

Um dos frutos mais usados como base em vários pratos nacionais, o tomate, é possível ser produzido em apartamento? Qual espaço necessário?

O tomate pode ser produzido em ambientes fechados e pequenos, basta seguir algumas recomendações.

Necessidades da Planta:

Clima: sub-tropical, fresco, seco, alta luminosidade, planta precisa de variação de temperatura 20-25ºC no dia e 11-18ºC à noite; acima de 35ºC há prejuízo na frutificação, temperaturas baixas retardam germinação e desenvolvimento produzindo frutos mal-formados, ocos, leves.

Chuvas: excessivas também prejudicam desenvolvimento e frutificação; planta requer solo úmido e bem drenado.

Solos: Permeáveis, profundos (20cm), bastante húmus, areno-argilosos. Evitar plantios expostos ao vento frio. Solos excessivamente compactados, sujeitos a encharcamento são evitados.


Essa planta ao lado ( Tomate Gaúcho - 40 cm de altura ) foi plantada de semente de um fruto para consumo em vaso pequeno ( 20cm ). No fundo do vaso, para favorecer a drenagem, usou-se cascas de nozes quebradas e terra puro húmus. Entre o vaso e o pratinho de isopor ( sobra de supermercado ), há uma folha de jornal dobrada até formar 0,5cm de altura.

O objetivo do jornal é reter a umidade evitando o contato direto da raiz com a água, ao mesmo tempo suprir as necessidades de água da planta ao longo do dia.

Esse outro pé é de Tomate Italiano, também sobras de sementes de fruto para consumo, plantados em vaso de 20cm, nas mesmas condições que o Gaúcho.

Ensolação: ambas ficam expostas a sol indireto durante 8h diárias.

Já na floreira horizontal, vê-se alecrim e manjerona.

Sabe aquele tomate que está meio feio no refrigerador e você não vai consumir? Prepare um vaso e enterre-o na terra e deixe. Quando houver condições favoráveis a semente, ela germinará.

Veja mais:


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP