Horta caseira vira negócio para casal do Rio
Sítio do Moinho virou referência na produção orgânica de verduras, legumes, grãos, cereais, sucos, entre outros produtos
Com a pretensão apenas de investir em uma produção doméstica, o casal Dick e Ângela Thompson começou a fazer uma horta orgânica em uma área de sete hectares no sítio em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro. A proprietária confessa que a idéia era despretensiosa e experimental, mas a qualidade dos produtos começaram a chamar a atenção dos vizinhos, os primeiros clientes.
De 1989 para cá, o Sítio do Moinho virou referência e a venda não se restringe apenas a verduras e legumes, mas inclui ainda grãos, cereais, sucos, conservas, além de importar molhos, massas e farinha de trigo italianas. Em 2003, o Sitio iniciou a produção de pães orgânicos e possui a primeira panificadora reconhecida pela associação de certificação Instituto Biodinâmico (IBD). O mix de produtos conta com cerca de 400, todos certificados. Mas a história de sucesso teve lá seus percalços.
"A rotina era dura e no começo fazíamos tudo: colher, lavar, separar os produtos e entregar. Quando começamos a distribuir no Rio de Janeiro, o trabalho dobrou. Ficamos animados porque o céu era o limite, mas os problemas logo apareceram e quase inviabilizou o negócio".
O sucesso comercial fez com que o casal começasse a arrendar terrenos vizinhos para atender a demanda, o que significou mais gastos com contratação de mão de obra e equipamentos como bombas d`água. Some-se a isso o controle de estoque, a organização da empreitada e a logística da distribuição. Outro problema foi a quantidade de funcionários fixos em 35 pontos de venda. "Aprendemos levando na cabeça e pisamos no freio", relata Ângela.
A opção por um crescimento sustentável passou a ser o lema do negócio. Hoje, ela conta com humor que tem gente pedindo de joelho para receber os produtos, mas o casal está convicto que o mais importante é atender bem, entregando alimentos com qualidade e não mais pela quantidade.
O controle de todos os aspectos do negócio é severo. O Sítio do Moinho tem hoje mais de 50 empregados, entre motoristas, entregadores e pessoal administrativo. O casal também optou por contratar mais funcionários especializados, como nutricionista e administrador. O acerto do rumo também permitiu que o casal pudesse investir em uma loja no Leblon, um dos bairros mais sofisticados do Rio.
Qualquer que seja o negócio, do alto da sua experiência, Ângela diz que é preciso não deixar qualquer detalhe ao acaso, para não comprometer toda a cadeia de trabalho. Outro ponto vital, segundo ela, é ter identificação com o negócio, disposição para enfrentar as adversidades e muita convicção para enfrentar cada etapa.
"A empresa reflete a crença do dono. Nós realmente acreditamos que podemos ajudar a melhorar o planeta e a produção orgânica é uma forma de mostrar que isso é possível. Além da qualidade dos produtos, também estamos convictos que é possível ter um negócio de sucesso seguindo princípios de transparência e correção ética nas relações profissionais".
Para multiplicar as oportunidades de negócio e a troca de experiência, Ângela também ressalta a importância do projeto 'OrganicsNet', da Sociedade Nacional da Agricultura, que conta com apoio do Sebrae do Rio de Janeiro. O Sítio do Moinho, que Ângela classifica como 'supermercado virtual', entrega produtos em todo o país, menos os perecíveis. O mais novo lançamento é o Agave, adoçante natural do México, menos calórico que o açúcar.
Fonte: agenciasebrae.com.br
Veja Mais:
- Veja como funciona o Google Earth Solidário
- Design Sustentável - Mobiliário de Papelão
- Video - Como fazer composteira?
- Maiorias X Minorias, Hábitos e Tendências
- O que é o CONAMA e como funciona?
- Calendário Ambiental Resumido
- Inscrições - Prêmio Planeta Casa 2010
- Conexão entre homens e animais
- O Planeta visto como ser vivo: Gaia
- Projetos e experimentos em energia eólica
- Já ouviu falar de RACISMO AMBIENTAL?
- Infertilidade Masculina associada a Poluição do Ar...
- Copa 2010 - Pegada de Carbono nada Verde
- Honda - Relatório de Contribuição Social 2009
- Lâmpada a energia solar!
- Plantas para ter em casa, faxineiras do ar.
- Tratamento biológico para esgoto residencial
- Qual a função das sementes, flores e plantas?
- Crime Ambiental Santa Maria - 3921.7151
- Links relacionados a Meio Ambiente
- Conceito dos 3R's evoluiu para 7R's
- Cidades brasileiras criam lei para reduzir Sacolas...
- Quanto se economiza reaproveitando papel?
- Como o consumo de carne afeta o clima? (Arnaldo Ja...
- Como o plástico afeta a fertilidade humana?
- Lixo Tóxico - pilhas e lâmpadas fluorescentes