Sustentabilidade Empresarial e Lucratividade
O artigo de Evelyn Papalardo (Consultora da Sion People Center) questiona quando o tema fica apenas no discurso, aumentando os riscos e consequências para as empresas.
A incorporação de práticas sustentáveis se torna uma exigência de mercado. Porém será que de fato as empresas estão enraizando na missão e nos valores da empresa e não apenas apresentar-se como instrumento de Marketing?
Evelyn continua seu texto citando as consequências avassaladoras e riscos não calculados para o futuro da empresa no caso da catástrofe ambiental ocasionada pelo vazamento de óleo da plataforma da Britsh Petroleum, no Golfo do México, no dia 20 de abril.
Além do imenso prejuízo financeiro e de imagem junto à população mundial e junto aos ecologistas, a BP foi bombardeada por críticas e sofreu sanções do governo americano. Até o momento, suas ações desabaram cerca de 40% na Bolsa de Valores de Nova Iorque.
Embora o termo sustentabilidade esteja em alta, muitos profissionais de diferentes níveis decisórios não conseguem enxergar a proximidade deste tema com o mundo corporativo. Muitos não têm ciência sobre o quanto um negócio resiliente - estruturado em uma gestão da qualidade e com iniciativas responsáveis (social e ambiental) - influencia o valor das ações de uma companhia, além de ser importante também na valorização da empresa pelos próprios funcionários e na conquista de clientes e aliados.
A relação entre sustentabilidade e lucratividade é real e se mostra pouco a pouco ganhando corpo na política das organizações, diz Evelyn.Prevendo essa tendência e como forma de incentivo, a BM&F Bovespa lançou o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.
O ISE tem sua carteira composta por ações de organizações compromissadas com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, sendo estas empresas passíveis de se tornarem referência, além de opções atraentes para o investidor consciente.
Portanto o ISE pode ser visto como a formalização de uma tendência mundial. De forma provocar as organizações a observarem o quanto os seus negócios devem estar orientados para o bem de todos, para a garantia da vida nas próximas gerações.
Fonte: HSM Online
Veja Mais:
- Veja como funciona o Google Earth Solidário
- Horta caseira vira negócio para casal do Rio
- Um outro modo de viver é possível
- Expo Business 2010 - Feira Virtual de Tecnologias ...
- Design Sustentável - Mobiliário de Papelão
- Video - Como fazer composteira?
- Maiorias X Minorias, Hábitos e Tendências
- O que é o CONAMA e como funciona?
- Calendário Ambiental Resumido
- Inscrições - Prêmio Planeta Casa 2010
- Conexão entre homens e animais
- O Planeta visto como ser vivo: Gaia
- Projetos e experimentos em energia eólica
- Já ouviu falar de RACISMO AMBIENTAL?
- Infertilidade Masculina associada a Poluição do Ar...
- Copa 2010 - Pegada de Carbono nada Verde
- Honda - Relatório de Contribuição Social 2009
- Lâmpada a energia solar!
- Plantas para ter em casa, faxineiras do ar.
- Tratamento biológico para esgoto residencial
- Qual a função das sementes, flores e plantas?
- Crime Ambiental Santa Maria - 3921.7151
- Links relacionados a Meio Ambiente
- Conceito dos 3R's evoluiu para 7R's
- Cidades brasileiras criam lei para reduzir Sacolas...
- Quanto se economiza reaproveitando papel?