1.7.09

Reflorestamento - Por quê devemos plantar árvores?

Uma árvore adulta absorve do solo até 250 litros de água por dia.

Juntamente com água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas
(fezes animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos.


Os animais habitantes das árvores, irão defecar o que comeram, as folhas e frutos que não serviram de alimento caem ao solo. Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça.

A camada de folhas que se formam abaixo das árvores, servem de berço para as sementes, também protegem o solo dos pingos da chuva. A chuva que cai diretamente no solo é causadora de erosão.

  • Como as árvores equilibram o clima:
Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido ao entrarmos em parques e floretas que tem seu clima mais fresco.

A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos:

  • Em rios:
A erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.

  • Para o Solo:
A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.

  • Para os animais:
A erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no solo. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimentá-los, vão embora ou morrem de fome.

  • Para os lençóis freáticos:
Os solos sem cobertura vegetal, sem raízes, minhocas e formigas para deixá-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Como o solo fica desprovido de barreiras para as chuvas, a água vai embora rapidamente, sem tempo para a água da chuva penetrar no solo provocando ENCHENTES. Provocando assim a secagem dos lençóis freáticos, ocasinoando a morte de muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável.

  • Erosão:
A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, do sol e dos ventos, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, parecem cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.

Veja mais:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP