16.7.09

Dicas - Como ter plantas no apartamento?

Cultivar plantas em apartamento é fácil. Vontade e informação são os pré-requisitos.

Pesquise sobre os tipos de plantas que você gostaria de ter no apartamento, suas características e necessidade de sol, água, espaço ( vaso ou outro recepiente ) e adubação.

Em geral você precisará de:

  • 1 Vaso ( recipiente ), dê preferência aos de barro que mantém a temperatura da terra mais equilibrada para as raízes. Principalmente se a planta ficar no tempo, pegando chuva e sol direto. Mas poderá usar chaleira velha, latas, potes e baldes plásticos... ( Desde que estejam furados para que saia o excesso de água.

  • 1 Pratinho para evitar que o escesso de a água escorra.

  • Cacos de telhas, pedras, azulejo... ( 1cm ). Coloque de forma a cobrir o fundo do recipiente.

  • Terra preta pronta para o plantio.
Como Plantar e Cuidados:

Veja se o local onde você vai fazer o jardim terá iluminação suficiente, caso você opte pelo primeiro tipo de planta. Outra dica importante é quanto ao tamanho do vaso, que deve ser compatível com o da planta, para favorecer o crescimento dela.

Na hora de plantar, coloque no fundo do vaso uma camada de argila expandida, para facilitar o escoamento da água. Em seguida, uma camada de terra preta e depois insira a planta com cuidado para não danificar as raízes.

Complete com uma nova camada de terra até que esteja em quantidade suficiente. À medida que despejar a terra, vá assentando-a com a palma da mão, suavemente.




Cuidados

  • Para evitar acúmulo de água: Verifique se na hora em que você estiver regando a planta, há um bom escoamento de água até os ralos. Caso isso não aconteça, você pode pedir a um especialista que construa um pequeno declive no piso para evitar esse problema.
  • Como lidar com o vento: Esse é o principal desafio para jardins em terraços de apartamento. Para reduzir o impacto do vento e proteger as plantas mais frágeis, crie uma barreira com palmeiras, coníferas, bambus e trepadeiras. Os galhos longos de trepadeiras e plantas altas devem ser tutorados para que não se quebrem com o vento. Faça tutores com treliça para facilitar o controle sobre essas espécies.
  • Manutenção: As plantas cultivadas em terraços sofrem grande perda de umidade e precisam de regas diárias para manter o substrato sempre úmido. Mas fique atento, pois as regas freqüentes ajudam a eliminar os nutrientes e a adubação não pode ser esquecida.

Manual de plantio - Tipos de árvores para área pública, espaçamento, floração, frutificação, qual a função das espécieis em relação ao meio ambiente...

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP