19.7.09

Como ter minhocário - Veja um bom exemplo!

Dona Dirce há 15 anos amiga das minhocas e contribuindo para o meio ambiente dá o recado!

A professora aposentada Dirce Cabral Zucolo vive na cidade de Rosário do Sul, interior do RS. Mora em uma casa e no seu quintal construiu o que chama de “mini minhocário”- mede 1,5 m x 1m, com matrizes de minhocas da Califórnia, que fazem a decomposição de produtos orgânicos.


O interesse começou em 1994 quando assistiu a um programa de televisão sobre a criação de minhocas. Na ocasião, as múltiplas utilidades do manejo e a facilidade no processo de construção de um minhocário, incentivaram a empreitada.

A entrevistada do programa mostrava que a criação era limpa --- tinha um minhocário em caixas guardadas embaixo da cama.

Dirce buscou mais informações, viu no jornal um anúncio sobre a venda de matriz. Fez contato com o especialista em Santa Maria, e adquiriu as matrizes junto com o manual de como construir o ambiente e cuidar das minhocas.

O propósito de ser uma atividade de lazer transformou-se em uma atividade com outro alcance.

Alimentando-as com substâncias orgânicas, excluindo apenas as sementes para evitar a germinação que enfraquece o adubo, constatou a redução do lixo produzido em casa.

Duas vezes por ano, recolhe o adubo que é transferido para os vasos e canteiros de plantas no jardim.


Dicas:
  • Use 1kg de adubo por metro quadrado em jardins e hortas. Segundo ela, o efeito é visível. As plantas ganham viço e desenvolvem mais rapidamente. Além desse uso, distribui o adubo entre os amigos.

  • Constatou que, durante o manejo, as minhocas quando não gostam do ambiente, fogem. O mesmo acontece em caso de superpopulação.

  • Elas preferem o escuro, por isso o minhocário precisa estar coberto e regularmente ser molhado para manter a umidade e evitar que as minhocas torrem se ficar exposto ao sol.

  • Pode-se cubrir com uma placa de madeira fina ( compensado ) para evitar a luz e que outros animais entrem no ambiente.

  • Com luvas, movimente as substâncias orgânicas no minhocário para evitar que fiquem pastosas, impedindo o movimento das minhocas.

  • Diz que, até agora, o minhocário não atraiu moscas.
Faça como a Dirce, reduza seu lixo e transforme-o em adubo rico para plantas.

Mande-nos sua dica: penseverdeja@gmail.com

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP