31.7.09

Árvores - Que importância têm para a vida?

Fala-se tanto em plantar árvores, que o equilíbrio do planeta depende delas, mas afinal qual sua importância para nossa vida?

Além das árvores transformarem CO2 em OXIGÊNIO, são fundamentais na fixação da ÁGUA no solo, são adubo, fornecem ALIMENTO para animais e PROTEGEM a terra DA EROSÃO.

  • Os níveis de água subterrâneos que abastecem rios e vertentes, dependem das árvores! Suas raízes ajudam a deixar o solo poroso o que facilita a infiltração das águas das chuvas.
  • Uma única árvore é capaz de absorver 1 tonelada de CO2 ao longo de toda a sua vida! As folhas das árvores, arbustos, ervas daninhas, grama... transformam CO2 em Oxigênio. E todos os seres vivos dependem de O2 para viver.
  • Uma única figueira, serve de abrigo e alimenta 100 espécies diferentes:


Uma árvore isolada é por si só um complexo ecossistema, que abriga muitas espécies de invertebrados, insetos, aracnídeos e miriápodes, bem como de vertebrados, aves, répteis e mamíferos, que encontram nela seu alimento, seja em forma de folha, brotos ou frutos. Sobre seu córtex crescem fungos, liquens e plantas parasitas e epífitas, como as bromélias, que utilizam a árvore como suporte para alcançar a altura onde a luz é abundante. Entre as raízes encontram-se larvas de insetos, minhocas que vivem no subsolo, ácaros e roedores.
  • Atualmente existe apenas 1 árvore para cada 500 habitantes em nosso planeta.
Mas não sei ou não tenho espaço para plantar árvores, o quê posso fazer?

Veja aqui dicas práticas!

Veja mais:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP