28.9.10

Hibribus - Ônibus Ecológico em Funcionamento

Um ônibus híbrido, que funciona com um motor elétrico e outro movido a diesel, deve começar a circular em Curitiba, em fase de testes, na segunda-feira (27).

Ainda segundo a prefeitura, o período de testes do ônibus deve durar três semanas. Além de Curitiba, o veículo também está sendo testado em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A previsão é de que o “ônibus ecológico” inicie suas viagens às 5h12, no Capão Raso, e seja recolhido às 15h47, para avaliações. O ônibus deve rodar 205 quilômetros por dia.

Percepção dos usuários:

A estudante Luana Gruba, que embarcou no terminal Campina do Siqueira para ir até o Pilarzinho, também aprovou o Hibribus. "É silencioso e muito confortável, parece que também anda com mais suavidade", disse.

A mesma opinião tem o cobrador Adilson Lima. "Nessa primeira viagem já deu pra perceber que o ônibus é mais silencioso e confortável. Os passageiros estão gostando muito", destacou Lima.


No sistema híbrido, segundo a prefeitura, o motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e chegar a uma velocidade de 20 km/h. Depois, entra em ação o motor a diesel. A energia gerada pelas freadas deve recarregar as baterias do ônibus e, enquanto ele estiver parado, o motor a diesel fica desligado. Estima-se que a emissão de poluentes do ônibus híbrido seja 50% menor do que nos ônibus comuns.

Fonte: curitiba.pr.gov.br

Veja mais:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP